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Atualmente, o atendimento via WhatsApp já é uma realidade para empresas e empreendedores de diferentes níveis e abrangências.

Em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o aplicativo de conversa para trocar recados, arquivos e também fazer negócios.

Esse aplicativo é o mais popular do mundo em troca de mensagens, áudios e vídeos entre pessoas. E ainda existe um forte ritmo de crescimento do uso app de conversas, principalmente, quando utilizado para a realização de compras e negócios.

Por outro lado, é fundamental que as empresas profissionalizem o procedimento de atendimento através do aplicativo para evitar erros, perda de dados e desvios éticos com o cliente.

Atendimento via WhatsApp

Considerando o comportamento das pessoas, tem sido mais comum as pessoas conversarem via aplicativo do que através do telefonema convencional.

O uso do aplicativo de conversa instantânea oferece conveniência possibilitando ao cliente a facilidade de realizar uma compra ou resolver um problema da mesma forma que conversa com os amigos.

Vendas via app de conversa

Muitas empresas já utilizam largamente o aplicativo para realizar vendas, trocas e atendimentos. Atualmente, além das lojas online, já existem empresas que vendem exclusivamente pelo aplicativo de conversa instantânea.

Sabemos que esse aplicativo é um dos principais meios de comunicação dos brasileiros, permite conversar com pessoas de outros países sem precisar gastar com créditos telefônicos para discagem internacional como fazíamos antigamente com o telefone fixo ou Skype.

Porém, ao utilizar esse aplicativo para ações de vendas e organizacional é importante criar métodos de atendimento, de negociação e fechamento de vendas para não prejudicar a qualidade e o ritmo do atendimento.

A seguir listamos 7 dicas poderosas para melhorar seu atendimento via WhatsApp.

1 – Não misture o atendimento pessoal com o profissional.

A primeira dica fundamental é nunca utilizar o app pessoal para atender clientes e nem utilize o celular da empresa para uso pessoal.

É importante que, no mínimo, o gestor tenha o seu celular pessoal em separado do celular da empresa.

É orientado comprar um aparelho e um número que sirva exclusivamente para o atendimento da empresa, evitando misturar contatos pessoais ou profissionais com clientes e fornecedores.

2 – Divulgação do canal

É importante divulgar os produtos e a marca junto com os dados de contato e atendimento da empresa. Dessa forma, inclua também o número de atendimento do ZAP.

Independente do segmento, se a empresa vende quentinhas, bolos, roupas, equipamentos, peças ou serviços direcionados, é fundamental divulgar o número.

O número do ZAP comercial para o atendimento da empresa pode ser divulgado no site, cartão impresso, folder, imã de geladeira, entre outros suportes de divulgação.

O número também pode ser inserido nas redes sociais oficiais da empresa.

3 – Horário de atendimento

É importante definir um horário de atendimento via WhatsApp, principalmente, entre 8h e 18h em dias comerciais. Dessa forma, o empreendedor não precisa sair correndo de noite ou de madrugada para realizar atendimentos.

Quando divulgar o número, a empresa deve aproveitar e divulgar o horário de atendimento dentro da faixa que a equipe de trabalho se compromete a responder mensagens.

O horário pode ser divulgado nos materiais impressos e digitais de divulgação.

4 – Agilidade

Não adianta responder as mensagens sem agir e dar soluções para o cliente. Não é indicado deixar o cliente esperando muitas horas para receber uma determinada resposta.

Quando mais rápida for a resposta, mais confiança o cliente terá em manter contato com a empresa.

5 – Use linguagem coloquial

É importante usar uma linguagem acessível para todos os níveis de compreensão, ou seja, tenha a capacidade para atender pessoas de baixo ou alto nível de escolaridade.

Não faça piadas com sotaques ou com erros ortográficos, pois é comum as pessoas errarem ao digitar no celular, mas é fundamental a empresa evitar erros de digitação.

6 – Não envie SPAM

A empresa pode manter o seu cliente informado enviando links, novidades e promoções. Mas, evite enviar excesso de ofertas, principalmente, para clientes que não costumam abrir constantemente as mensagens.

7 – Inovação

A empresa ao utilizar o atendimento via WhatsApp pode se inspirar nos exemplos de outras empresas. Porém, é importante saber inovar na forma de escrever, abordar e responder as pessoas.

A empresa pode encaminhar processos de negociação e facilitar o envio do link de vendas para seus clientes de forma dinâmica e rápida.

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Sobre Patrícia Pimenta Imóveis

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