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Se você quer utilizar os canais online de uma forma estratégica para atrair mais clientes para o seu negócio, precisa entender o papel das plataformas dentro do Marketing Digital para imobiliárias.

Apesar de todas estarem integradas em um planejamento mais amplo, cada uma delas tem suas próprias características e, por isso, demandam seu próprio conjunto de boas práticas.

Neste artigo, vamos abordar, especificamente, as atribuições do blog. Você vai entender porque esse espaço do seu site:

  • é uma forma de comunicação poderosa;
  • pode ser usado para criar autoridade;
  • contribui para que a sua empresa seja encontrada;
  • é uma maneira eficiente de destacar os seus diferenciais;
  • deve ser usado para a captação de leads.

Vamos lá!

Quais são as funções do blog na estratégia de marketing digital para imobiliárias?

O blog é um espaço em que a sua empresa pode estabelecer um contato inicial com os visitantes que estão interessados no conteúdo compartilhado.

Se você ainda não conhece o conceito de jornada de compra, precisa saber que os seus potenciais clientes, quando interessados em um imóvel, vão passar por, pelo menos, 3 etapas.

1. Aprendizado e descoberta

São as pesquisas iniciais para descobrir possíveis alternativas para solucionar o seu problema. Busca empresas que podem ajudá-lo.

2. Reconhecimento

É o momento em que o comprador consegue identificar com mais clareza quais são as suas necessidades e quais aspectos devem ser priorizados em sua busca.

3. Consideração

A partir de uma perspectiva mais madura, começa a eliminar as opções que encontrou para definir qual é a mais adequada. Geralmente, essa etapa inclui as visitas aos imóveis selecionados.

4. Decisão

Opta, afinal, por aquele imóvel de que mais gostou, oferece mais vantagens e está alinhado com suas expectativas, necessidades e possibilidades financeiras.

Como a jornada de compra está relacionada ao seu blog?

Partindo das 3 etapas que antecedem a decisão de compra, o seu blog tem como uma das principais missões contribuir para tornar esse processo mais interessante e prático para o leitor.

A cada fase vivenciada, o comprador aprimora o seu senso crítico e amadurece a sua escolha. Por isso, essa informação deve ser levada em consideração no desenvolvimento do conteúdo do blog.

Cada artigo deve se encaixar em uma das etapas e o nível de complexidade e detalhamento do texto deve ser alinhado com as dúvidas do cliente, conforme ele avança.

Veja, abaixo, alguns exemplos de temas que podem ser direcionados para cada etapa, supondo que o seu potencial cliente busque alugar um apartamento.

Etapa 1

Textos menores e mais acessíveis relacionados às dúvidas mais básicas e gerais do processo de aluguel de um apartamento.

Etapa 2

Conteúdos que incentivem o leitor a pensar mais criticamente e que ensinem quais são os cuidados que se deve ter nessa busca.

Etapa 3

Artigos que chamam a atenção para os diferenciais da sua imobiliária. Exemplo de título: “Por que contratar uma imobiliária que ofereça [seu diferencial]?”

Etapa 4

Textos, e-books e materiais que esclareçam detalhes burocráticos são uma boa alternativa.

“Quais são as cláusulas de um contrato de locação de imóvel residencial na cidade x?”

Como você deve ter visto, a partir da fase de consideração, o conteúdo desenvolvido começa a chamar a atenção para a sua própria imobiliária, enquanto os anteriores apresentam uma associação muito mais sutil e imparcial.

Além disso, na última, as informações são mais sofisticadas e complexas, pois objetivam tirar as dúvidas restantes do lead.

É importante ressaltar que nem sempre o conteúdo das etapas 3 e 4, por exemplo, são elaborados em forma de um post mais extenso. Tudo depende das características do mercado e preferências da persona.

Todavia, nesse ponto do processo de escolha, o leitor está mais aberto a se tornar um lead qualificado.

Assim, esse é o momento ideal para direcionar o público para as landing pages e os formulários. Através da oferta de um material rico, é possível aumentar a captação de contatos.

Se você utiliza uma estratégia de marketing digital para imobiliárias mais completa, essas serão as suas principais fontes de leads qualificados para trabalhar em um outro canal: o e-mail.

Qual é a importância do blog para criar autoridade digital?

Uma fonte de conteúdo que é considerada autoridade é aquela que sempre leva informações novas, relevantes e confiáveis para a sua audiência.

Educar o público é o seu objetivo principal, pelos motivos que já mencionamos nos tópicos anteriores.

Construir autoridade no meio digital é uma forma de se tornar referência em sua área de atuação.

O grande benefício que faz com que todos os esforços para atingir esse fim sejam recompensados é a oportunidade de associar todo o conteúdo divulgado à sua própria imobiliária.

Em outras palavras, puxar a sardinha para o seu negócio, destacar os seus diferenciais e ser uma das primeiras fontes de informações que serão encontradas por potenciais clientes, conforme o seu site se torna melhor ranqueado nos motores de busca.

Outro ponto que vale a pena mencionar sobre o blog no marketing digital para imobiliárias é o aumento no tráfego orgânico.

Além de ser uma plataforma que exige baixo investimento inicial, se você adotar todas as boas práticas no desenvolvimento do seu conteúdo e o seu site for adaptado para dispositivos móveis, ele renderá resultados por bastante tempo.

Essa noção é verdadeira mesmo que a publicidade paga e outras estratégias complementares seja interrompidas em algum momento. Com um blog otimizado, os clientes vão continuar a encontrar o seu conteúdo.

 

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Sobre Patrícia Pimenta Imóveis

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