Cabe ao corretor de imóveis, a responsabilidade de realizar a transação imobiliária que irá garantir a compra do imóvel. Seu objetivo então é fazer a mediação entre o comprador do imóvel e o vendedor, auxiliando ele a encontrar quem tem a proposta que mais se adeque as suas exigências. Para auxiliar no seu trabalho, é importante entender qual a importância do CRECI para um corretor de imóveis.
A profissão de um corretor de imóveis é extremamente diferente de profissões mais comuns, sendo ligada a um complexo processo de compra e venda, diversas documentações jurídicas necessárias para a transição imobiliária, e todo esses processos estarão na mão de um corretor de imóvel. Para conseguir contar com um bom corretor, é importante entender certas exigências e características dessa profissão.
Para escolher com cautela quem irá fazer a mediação de negociação entre compra e venda de seu imóvel, vamos hoje ensinar qual a importância do CRECI para um corretor de imóveis, permitindo que você facilmente consiga escolher um corretor hábil, de qualidade e confiança, que irá solucionar os seus problemas ao invés de trazer novos desafios para essa fase de transição.
Conheça então hoje o que é e qual a importância do CRECI para um corretor de imóveis, um órgão que comprova a regulamentação desse negócio.
O que é o CRECI?
O CRECI é a sigla dada ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que é um órgão criado no ano de 1962, no mesmo ano em que foi criado o COFECI (o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis). A função principal do CRECI é a fiscalização das atividades dos corretores de imóveis e também das imobiliárias, garantindo que tudo ocorra certo durante as transações relacionadas aos imóveis.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis possui personalidade jurídica e é atrelado ao ministério do trabalho, porém, possui autonomia administrativa. Isso é tudo necessário para o órgão cumprir suas missões de regulamentação e mediar as relações com os corretores de imóvel atuando por todo o país.
Qual a importância do CRECI para um corretor de imóveis
Vemos melhor qual a importância do CRECI para um corretor de imóveis quando vemos ela do ponto de vista jurídico. Isso porque o corretor precisa seguir diversas normas exclusivas de seu cunho profissional, e essas normas são divididas em diferentes tipos de responsabilidade: penal, disciplinar e civil.
O CRECI existe para regulamentar a relação entre os corretores de imóveis, as corretoras e os clientes. A violação de direito, negligência ou imprudência, omissão voluntária ou qualquer dano causado a pessoas, mesmo dano moral, é então considerada um ato ilícito que pode levar o corretor a ser condenado, protegendo assim os clientes desse corretor.
O CRECI serve então como um órgão que provê a organização desses meios e a disciplina também para garantir que o corretor estará cumprindo seu papel corretamente conforme as leis que cercam sua profissão, além de fiscalizar todo o processo de tramitação monetária e documental, para que não haja erros ou irregularidades que possam ser danosos aos compradores ou vendedores.
Como todos podem consultar o CRECI para verificar os corretores de imóveis, é fácil entender qual a importância do CRECI para um corretor de imóveis. Isso porque ter boas credencias e informações suas no CRECI pode até mesmo servir como marketing para o corretor de imóveis. Corretores com CRECI bem valorizado costumam ser mais buscados, e fecham seus negócios mais facilmente.
O CRECI é válido tanto para corretores, na forma de um CRECI físico, feito, no caso, para pessoas físicas, quanto também para imobiliárias. No caso de imobiliárias, é disponível tanto o CRECI jurídico quanto o CRECI físico também, e ele é necessário para que a empresa trabalhe legalmente com correção, sendo passível de punição não ter nenhum CRECI tanto para a imobiliária quanto para o corretor.
Mais Artigos...
- O blog na estratégia de Marketing Digital para sua imobiliária
- Conheça 6 dicas para encantar o cliente ao levá-lo na visita do imóvel
- Como gerar mais visitas para seu site
- 12 dicas de como fechar venda de imóveis facilmente
- Diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico para seu site imobiliário
- 8 aplicativos que todo corretor de imóveis deveria conhecer
- 10 dicas de como vender imóveis na planta mais rápido
- Confira 8 dicas para tornar sua rotina imobiliária mais produtiva
- 5 dicas de como criar um anúncio de imóveis eficaz
- Alugar em Balneário Camboriú: conheça 4 bairros