Antes de comprar uma casa é preciso organizar suas finanças e saber o que avaliar ao comprar seu imóvel. Muita gente sonha em comprar sua primeira casa ou apartamento, porém nem todos conseguem. Os valores desses bens são muito altos para a maioria das pessoas, uma vez que isso exige um bom planejamento em seu orçamento para que esse desejo seja realizado.
Assim, com o planejamento organizado, você precisa saber comprar, isto é, você precisará de algumas dicas de negociação. Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como negociar um bom preço para a compra do seu primeiro imóvel. Continue a leitura!
1. Faça o pagamento do imóvel à vista
Planeje e organize o seu orçamento para que você possa ter o valor do imóvel em mãos. Faça uma lista das despesas fixas mensais e anuais, haja vista que o que sobrar pode ser investido e, no final, render a sua economia. Isso pode levar alguns anos, já que, geralmente, os preços dos apartamentos são elevados.
2. Procure e aponte os problemas do apartamento
Visite o imóvel em horários diferentes do dia para verificar se existem problemas, uma vez que, ao comentar com o negociante e mostrá-lo, certamente o preço cairá.
Em apartamentos é mais fácil enxergar as adversidades, pois há muitos moradores e isso aumenta a chance de existirem alguns transtornos como, por exemplo, má higienização do ambiente, barulho, desavenças nas vagas de garagem, entre outros. Estas dicas de negociação são relevantes para diminuir o preço do imóvel.
3. Descubra se o proprietário está com pressa na venda
Converse com o negociante e perceba se ele está precisando do dinheiro do imóvel com urgência. Pesquise na internet, geralmente há anúncios da venda nos sites do vendedor, nas redes sociais e nos aplicativos específico para negócios de imóveis.
Outrossim, converse bastante com o proprietário, provavelmente ele passará muitas informações e o comprador poderá tirar suas conclusões.
4. Compare os preços dos outros imóveis do mesmo local ou da região
Outra dica de negociação é a pesquisa dos preços de apartamentos no mesmo condomínio. Olhe em outros diferentes para que você faça uma média dos valores daquela região e aponte os detalhes para o negociante.
Essa comparação vai mexer na proposta do vendedor, já que ele não arriscará perder seu cliente em um negócio de alto valor. Além disso, caso o imóvel que o interessado está pensando em comprar esteja abaixo do preço dos outros comparados, não comente com o responsável pela venda desse imóvel inicial.
5. Não desista se estiver muito interessado
Se o vendedor for um profissional especifico da área de corretagem, seja mais paciente, pois ele tem técnicas para realizar as vendas. Avalie o imóvel com calma e mostre os pontos negativos aos poucos, com o objetivo de dar os descontos por etapas.
Estas dicas de negociação facilitarão a sua primeira combinação na hora de comprar seu apartamento. A decisão é muito importante para muitas pessoas, mas nem todas têm essa estratégia. Assim, certamente, seu objetivo será efetivo.
E aí, gostou do nosso post com dicas de negociação para comprar a casa dos sonhos com desconto? Então compartilhe agora mesmo com os amigos em suas redes sociais!
Mais Artigos...
- Quando o proprietário falece, quem fica com o imóvel?
- Cupim: como identificar e acabar com essa praga
- Conheça o programa Minha casa, Minha Vida
- Greve dos bancários: como pagar o financiamento imobiliário?
- Quem pode participar do Minha Casa Minha Vida?
- Saiba qual telha escolher
- Vaga de garagem em apartamento: entenda as regras
- Caixa permite a inclusão de taxas de cartório no financiamento do imóvel
- 8 cidades brasileiras com casas que têm a cara do Natal
- 7 vantagens de alugar uma casa de condomínio