Todo mundo sonha em ter a casa própria, mas por falta de recursos ou até um certo medo de fazer um investimento tão grande, muita gente escolhe o aluguel. Mas por que gastar com um lugar que não é seu se existem alternativas acessíveis, como o financiamento, que permitem que você use o seu dinheiro para construir um patrimônio e encontrar o apartamento perfeito?
Além disso, lidar com a burocracia e as muitas restrições de um contrato com o locatário (e não poder nem redecorar o ambiente da forma que você bem quiser) são apenas algumas das razões para sair do aluguel de vez e conquistar a casa própria.
Ter um cantinho próprio propicia uma estabilidade e uma liberdade tentadoras, não é mesmo? Se você ainda está inseguro para tomar essa decisão, confira agora 6 razões para deixar o aluguel pra trás:
Nada como morar em um lugar que é seu
Não há nada melhor do que a estabilidade de morar em um lugar que é seu. Ter o seu próprio imóvel permite que você viva tranquilo e seguro, sem ter que se preocupar com o fim do contrato ou outros entraves burocráticos de um aluguel.
Seu apê vai ter a sua cara
Ao chegar em casa todos os dias após um longo dia de trabalho, tudo o que mais queremos é nos sentir confortáveis e à vontade. Quando o imóvel é alugado, nem sempre você se sentem motivado a redecorar e investir em móveis novos, pois pode ser que você tenha que deixar o lugar em breve. Conseguir autorização para fazer algum tipo de obra também não vai ser uma tarefa fácil — sem falar que investir trabalho e dinheiro em um bem de outra pessoa não é lá tão animador assim.
Já quando o apartamento é seu, você pode redecorá-lo da forma como quiser, conectando alguns cômodos, trocando pisos e portas, pintando paredes e pregando quadros sem medo.
Mercado imobiliário e valorização
A compra de um imóvel é uma forma muito importante de investimento e que poderá trazer retornos financeiros no futuro. Você pode vendê-lo para comprar um novo ou, quem sabe, alugá-lo e fazer uma renda extra.
Independente da vizinhança, um imóvel nunca vai desvalorizar tanto a ponto de não gerar lucro algum. Além do mais, com o mercado imobiliário em constante aquecimento, é comum que o preço dos imóveis siga valorizando.
Sem riscos de alterações contratuais
Chega de se preocupar com os riscos de alterações no contrato de aluguel ou gastar com taxas adicionais — para as quais nem sempre estamos preparados. Quando o lugar for seu, impostos e taxas são estabelecidos e se alteram apenas pelo consumo. O dono da casa é você, as regras são suas.
Resolução rápida dos problemas
Vazamentos, umidade e outros reparos dependem apenas de você. Sem necessidade de entrar em contato com o proprietário ou com a imobiliária para verificar as possibilidades de atendimento e reparo. Claro que isso pode significar um pouco mais de trabalho, mas é para melhorar a sua própria casa e só por isso já vale a pena.
Existem diferentes alternativas de pagamento
Você já pensou em financiar? As linhas de crédito para o financiamento têm oferecido oportunidades e juros cada vez mais acessíveis e hoje em dia, algumas construtoras oferecem diferentes alternativas para a forma do pagamento, com entrada, número maior de parcelas e possuem até financiadora própria.
Diante de tantas razões para sair do aluguel, fica claro que investir na casa própria é sempre um bom negócio. Além de abrir um leque de oportunidades, você e a sua família terão mais conforto, tranquilidade e segurança!
Está pensando em comprar um apê? Quer saber mais dicas e novidades do mercado imobiliário? Assine nossa newsletter e fique por dentro!
Mais Artigos...
- Seguro incêndio: quem é responsável por contratar?
- 5 vantagens de morar em um apartamento pequeno
- Financiamento da Caixa: os benefícios na compra de apartamento
- O que observar ao escolher uma construtora de imóveis?
- Quem pode participar do Minha Casa Minha Vida?
- Conheça o bairro e busque apartamentos para alugar na Lapa
- Reparo e conservação – Paredes
- Entenda as diferenças entre ático e sótão
- Terceira fase do Minha Casa Minha Vida: confira as novidades
- Aprenda a montar um orçamento para morar sozinho