Se você está pensando em aumentar a família com um bichinho de estimação, é recomendado adotar ou comprar um que se adeque ao seu lar. Especialmente se está querendo um cãozinho, já que há diversas raças de cachorros com tamanho e características diferentes.
Pensando justamente nisso, preparamos uma lista com as melhores raças para morar no seu apartamento, evitando que você se preocupe em incomodar os vizinhos. Quer saber mais? Então continue a leitura!
1. Poodle Toy
O Poodle Toy já teve seus momentos de glória, tendo sido considerado um das raças de cachorros mais populares. Apesar de ter perdido um pouco da fama, ele continua sendo uma excelente opção para morar em apartamento.
Além do seu tamanho e peso, que estão entre 25 cm e 3 kg, esse cachorro também conquista por outros prós, como soltar poucos pelos e não ter um odor característico como outras raças. Por outro lado, late bastante e é teimoso, portanto, precisa ser adestrado com bastante firmeza para que se adapte bem ao ambiente do apartamento.
Como engorda muito fácil, passeios diários são necessários – e não é preciso que sejam muito longos, devido ao porte do animal.
2. Yorkshire Terrier
Entre as raças de cachorros de pequeno porte, com cerca de 20 cm e 3 kg, o Yorkshire Terrier é uma das mais populares. Esses cachorros são independentes e se dão muito bem sozinhos em casa, basta encontrar os brinquedos certos. E, mesmo assim, ainda são muito fiéis aos seus donos.
Por serem muito hiperativos e brincalhões, passeios constantes são muito bem-vindos para que eles liberem toda a energia reprimida. Para pessoas alérgicas, essa raça é muito recomendada por sua pelagem se assemelhar com o cabelo humano.
No entanto, é um cão muito teimoso e precisa ser adestrado, pois costuma latir na presença de estranhos e não obedecer a certas ordens. Não é recomendado para apartamentos com crianças muito pequenas, pois possui um corpo muito frágil e não suporta as brincadeiras mais “brutas”.
3. Lhasa Apso
Considerada uma das raças de cachorros mais calmas, o Lhasa Apso é uma boa opção se sua maior preocupação é incomodar os vizinhos com aqueles latidos desnecessários. O animal se adapta muito bem em ambientes menores, é bem dócil e companheiro. Entretanto, não se dá muito bem com estranhos e costuma se apegar a uma pessoa, ignorando as demais.
Essa raça é mais uma representante dos cachorros de pelos longos, lisos e sedosos, requerendo certo cuidado com aparência e higiene. Sua altura e peso máximo chegam a, no máximo, 26 cm e 7 kg.
Apesar de pequeno, é um excelente cão de guarda, sendo famoso por sua inteligência. Além disso, é forte e resistente, o que facilita e muito o cuidado com ele.
4. Shih Tzu
Apresentando uma baixa energia quando comparado a outras raças, o Shih Tzu é muito tranquilo e afetuoso, especialmente com crianças, merecendo o posto de uma das raças de cachorros mais adoradas entre as famílias. Ele é bem sociável e não precisa de muito espaço para viver.
Talvez você não veja isso como contra, mas, por causa da sua pelagem, é preciso tomar alguns cuidados, como banhos e escovações frequentes para que os pelos não embaracem. Além disso, precisa de passeios diários, mesmo que curtos, para que possa gastar sua energia.
5. Dachshund
Popularmente conhecido como “Salsicha” ou “Salsichinha”, o Dachshund é ideal para morar em apartamento, pois se adapta facilmente a ambientes pequenos, além de ser muito afetuoso e gostar de fazer companhia para as pessoas.
Logo, ele convive muito bem com crianças, sendo uma preocupação a menos. Mas, atenção: ele costuma se apegar a uma pessoa em específico, podendo se tornar ciumento com os outros.
A sua saúde debilitada é o seu maior contra, uma vez que costuma ter problemas de coluna e tendência à obesidade. Atrelado a isso, essa raça não se exercita naturalmente, portanto, atividades físicas periódicas são indispensáveis para gastar a energia. Além disso, devido ao seu pulmão ser grande para o seu porte, essa raça possui o latido bem alto, fazendo necessário um treinamento, principalmente, para a vida em apartamento.
6. Chihuahua
Pesando no máximo 3,5 kg, o Chihuahua é uma das menores raças do mundo, portanto, perfeita para apartamentos. Devido ao seu tamanho, qualquer kitnet é um mundão bem grande, fazendo com que ele consiga descarregar bastante energia dentro de casa, sem a necessidade de passeios constantes.
O Chihuahua possui pouca pelagem, fazendo com que ele sinta muito frio e, por causa disso, sempre quer estar no colo ou ao seu lado. Dessa forma, se torna muito apegado e, consequentemente, muito possessivo e arisco com estranhos.
Ele não tem medo de cachorros maiores, o que pode ser um problema. Além disso, é muito propenso a explorar, por isso pode escapar por pequenas brechas, devido ao seu tamanho. Portanto, ensiná-lo a ter disciplina é fundamental.
7. Spitz
Também conhecido como “Lulu da Pomerânia”, o Spitz é uma raça ideal para apartamento, sobretudo pelo seu tamanho que não passa dos 22 cm. Por outro lado, esse cachorro possui um temperamento muito dependente, não se acostumando bem com a solidão, sendo recomendado para apartamentos com gente circulando o tempo todo.
Assim como o Chihuahua, é muito ligado ao dono e, apesar de ser considerado meigo e delicado, vira uma fera quando estranhos tentam se aproximar. Além disso, late muito, então é importante ter um cuidado redobrado com os vizinhos, principalmente se eles se incomodam facilmente. Todavia, nada que uma boa educação não resolva, com a vantagem dessa raça aprender as coisas bem rápido.
Viu como é fácil aumentar a família sem preocupação? Se depender dessas fofuras, o lar dos seus sonhos estará muito mais completo e divertido.
E aí, qual dessas raças de cachorros tem mais a ver com você? Tem alguma que você não conhecia? Comente!
Mais Artigos...
- Saiba os cuidados ao fazer permuta de imóveis
- Opções de financiamento além da Caixa
- 12 formas de se divertir morando no bairro do Ipiranga
- 7 dicas para comprar um imóvel na planta
- 6 erros de casais que estão tentando economizar dinheiro
- Casa própria: 6 dicas para não cair em armadilhas
- Quanto preciso ganhar para financiar um imóvel?
- 6 dicas para economizar com as finanças do casal
- Como escolher uma cobertura residencial?
- Entenda a documentação de cada etapa do financiamento imobiliário