Contratar mudança para seu novo lar representa um momento de felicidade e, muitas vezes, a realização de um sonho, que pode acabar virando um pesadelo na “hora H”. Infelizmente, na hora de fechar um contrato, algumas empresas prometem benefícios irreais e que só aparecem no dia da mudança.
Qual tipo de serviço você precisa?
Ao contratar um serviço de mudança, é preciso, primeiro, decidir qual tipo você precisa. Por exemplo, você precisa apenas do transporte de seus pertences já embalados? Ou você procura por um serviço mais completo?
Para todos os casos, é preciso pedir um orçamento de várias empresas e escolher a que apresenta a melhor relação custo-benefício para o serviço que você quer.
Carreto
O transporte da mudança é geralmente feito por um carreto. Mas, mesmo assim, há tipos diferentes de carreto: enquanto algumas empresas apenas transportam caixas e objetos (frete), outras ajudam a carregar e descarregar o caminhão e auxiliam na montagem de camas e guarda-roupas, por exemplo.
Por isso, na hora de contratar um carreto, é preciso estabelecer os serviços que serão prestados.
Empresas especializadas em mudanças
As empresas especializadas em mudanças oferecem uma gama de serviços mais variada. Em linhas gerais, os serviços prestados vão desde o simples carreto até toda a arrumação e embalagem dos pertences.
Ao optar pelo serviço completo, uma equipe é enviada até o local para embalar os seus pertences de forma setorizada para facilitar na hora de colocar tudo no lugar no seu novo lar. Além disso, eles montam e desmontam móveis, e carregam, descarregam e instalam eletrodomésticos e outros utensílios.
Tais empresas possuem os materiais necessários para embalar os pertences com segurança, por exigência de suas próprias seguradoras: papel bolha, caixas de papelão resistentes, papel craft (ideal para louças), entre outros.
Cada tipo de serviço oferecido por essas empresas possui um contrato próprio que você deverá ser analisar minuciosamente. Outro detalhe importante: cada serviço contratado influencia o valor total a ser pago, por isso confira se os serviços prestados estão também de acordo com o valor pago.
Antes de contratar a mudança
Tire todas as informações necessárias sobre a empresa que pretende contratar. Verifique se há reclamações no Procon e em sites como o Reclame Aqui. Há, também, um portal especializado em empresas de mudança, o Mudanca.com, que atribui uma pontuação para cada empresa que consta no banco de dados do site.
Caso tenha acesso, a melhor maneira de tirar informações sobre uma empresa, é conversar com outros clientes e fazer uma visita até a empresa. Todo cuidado é pouco antes de assinar um contrato.
Cuidados que você precisa tomar ao contratar mudança
Depois de escolher o tipo de serviço que você precisa, o seu papel passa a ser o de fiscal. É preciso ficar atento a tudo o que está sendo feito para se certificar que as condições do contrato estão sendo cumpridas e para se assegurar a segurança de seus pertences.
Confira o contrato de prestação de serviços e, caso não concorde com alguma cláusula, negocie sua adequação com a empresa antes de assinar qualquer documento.
Por isso, é preciso acompanhar todo o processo de separação e embalagem dos seus objetos, exigir (e conferir) uma lista com todos os pertences que estão sendo transportados e acompanhar o descarregamento da mudança e montagem dos móveis.
Outro cuidado importante está relacionado ao estado dos objetos antes de serem embalados. De acordo com informações divulgadas pelo Procon, a maioria das reclamações contra empresas de transportes se refere à avarias nos objetos transportados e suas respectivas indenizações.
As empresas especializadas possuem seguros de seus transportes, porém, mesmo assim, é preciso registrar o estado de cada objeto para que, caso haja avarias de quaisquer espécies, o seguro seja acionado e você seja ressarcido imediatamente. No entanto, o seguro não é obrigatório e poderá ser dispensado pelo contratante.
É importante ter em mente que a obrigação da empresa é entregar todos os bens (móveis, eletrodomésticos, louças, etc) no mesmo estado em que os encontrou. Por isso, sua supervisão na hora da mudança é essencial. Lembre-se de exigir nota fiscal do serviço.
Uma dica importante é não deixar objetos de valor (como jóias), documentos importantes e outros objetos mais delicados sob a responsabilidade de nenhuma empresa de mudança, mesmo que as recomendações sejam excelentes.
Gostou de nossas dicas para contratar mudança? Conte para a gente sua experiência.
Mais Artigos...
- Quando o proprietário falece, quem fica com o imóvel?
- 2016 será um bom ano para a compra de imóveis?
- Respondemos as 11 dúvidas mais comuns do Minha Casa, Minha Vida
- O que avaliar antes de escolher um condomínio de casas?
- Vistoria no imóvel
- Guias Práticos – Mudança – Enxoval básico para solteiro
- Reparo e conservação – Portas e Janelas
- Por que está mais fácil conseguir financiamentos pelas construtoras?
- Minha Casa Minha Vida: como conquistar o imóvel dos sonhos
- 7 dicas para comprar um imóvel na planta