Um dos pontos cruciais da negociação de imóveis à venda é a apresentação do local ao cliente. Após verificar a descrição, fotos e demais informações da casa ou apartamento à distância, a visita é um dos pontos mais importantes para quem deseja comprar ou alugar.
Nesse momento, diversos detalhes e atitudes do corretor fazem a diferença e podem levar um cliente a desistir ou se encantar pelo imóvel. Existem várias formas de abordar o consumidor durante a visita e a melhor maneira de proceder é analisar o perfil dele antes e elaborar estratégias.
Apesar das peculiaridades de cada pessoa, existem diretrizes para apresentar bem o imóvel e ser bem-sucedido nesta etapa do ciclo de compra. Confira cinco dicas para transformar este momento e cativar o cliente durante a visita.
Estude o imóvel
Pode parecer uma redundância dizer que o corretor deve conhecer o imóvel que vai apresentar, mas existem diferentes formas de analisar isso. Não basta dar uma olhada rápida no local minutos antes do cliente chegar. Para mostrar bem o local, visite com tempo e anote detalhes interessantes. O que é um diferencial vai depender tanto do imóvel quanto do interessado em questão.
Procure diferenciais
Analise a localização do imóvel, as vias de acesso, transporte público, comércio local, escolas e hospitais. Além disso, vale a pena investir nas informações sobre o condomínio (quando houver), a serenidade do bairro, segurança, vista da varanda e qualquer outro detalhe que faça com que essa casa ou apartamento se destaque dos demais. Para isso, é preciso conhecer bem o recinto e pesquisar a região.
Organize o imóvel
Um imóvel limpo traz melhor impressão ao cliente em potencial. Por isso, invista na limpeza e organização. Quando o imóvel ainda estiver ocupado por moradores, avise-os com antecedência para que possam organizar o lugar e deixá-lo mais apresentável.
Ajude o cliente a projetar
Olhar um imóvel vazio pode não produzir a sensação de lar ideal que procuramos em uma casa. Por isso, analise os cômodos e sugira posições para móveis e até cores para a decoração. Existem aplicativos que “colorem” virtualmente as paredes, simulam móveis e até mesmo indicam a orientação da luz solar no local. Assim você pode ajudar o cliente a ver como o local poderia se tornar a casa dos seus sonhos.
Dicas de relacionamento
Além de analisar e estudar o imóvel, o corretor pode adotar algumas atitudes e formas de atender o cliente durante a visita e tornar isso o seu diferencial. O primeiro ponto é conhecer o consumidor, suas dores, anseios e o que ele procura em um novo lar.
O corretor também deve responder todas as dúvidas que surgirem e pode dar opiniões, desde que não invada a privacidade do cliente ou pareça íntimo demais. Após a visita, entre em contato com o consumidor para saber o que ele achou, quais pontos negativos e positivos do imóvel foram observados e como você pode ajudá-lo. Essa preocupação pós-visita traz maior segurança e empatia ao cliente.
Mais Artigos...
- Anunciar em janeiro pode ser lucrativo para o ramo de imóveis
- E-book gratuito: 120 ferramentas para Corretores de imóveis
- Confira 8 dicas para tornar sua rotina imobiliária mais produtiva
- 6 erros que você deve evitar nas redes sociais
- Como fazer uma boa descrição de imóveis novos à venda?
- 3 erros que você não deve cometer ao tentar vender um imóvel
- Corretor de imóveis: Confira como usar o Facebook para vender imóveis
- 7 dicas para melhorar o seu atendimento via WhatsApp
- Aplicativos que auxiliam a produtividade do corretor de imóveis
- Corretor de imóveis: Conheça as principais táticas para captação de imóveis