Um dos pontos cruciais da negociação de imóveis à venda é a apresentação do local ao cliente. Após verificar a descrição, fotos e demais informações da casa ou apartamento à distância, a visita é um dos pontos mais importantes para quem deseja comprar ou alugar.

Nesse momento, diversos detalhes e atitudes do corretor fazem a diferença e podem levar um cliente a desistir ou se encantar pelo imóvel. Existem várias formas de abordar o consumidor durante a visita e a melhor maneira de proceder é analisar o perfil dele antes e elaborar estratégias.

Apesar das peculiaridades de cada pessoa, existem diretrizes para apresentar bem o imóvel e ser bem-sucedido nesta etapa do ciclo de compra. Confira cinco dicas para transformar este momento e cativar o cliente durante a visita.

Estude o imóvel

Pode parecer uma redundância dizer que o corretor deve conhecer o imóvel que vai apresentar, mas existem diferentes formas de analisar isso. Não basta dar uma olhada rápida no local minutos antes do cliente chegar. Para mostrar bem o local, visite com tempo e anote detalhes interessantes. O que é um diferencial vai depender tanto do imóvel quanto do interessado em questão.

Procure diferenciais

Analise a localização do imóvel, as vias de acesso, transporte público, comércio local, escolas e hospitais. Além disso, vale a pena investir nas informações sobre o condomínio (quando houver), a serenidade do bairro, segurança, vista da varanda e qualquer outro detalhe que faça com que essa casa ou apartamento se destaque dos demais. Para isso, é preciso conhecer bem o recinto e pesquisar a região.

Organize o imóvel

Um imóvel limpo traz melhor impressão ao cliente em potencial. Por isso, invista na limpeza e organização. Quando o imóvel ainda estiver ocupado por moradores, avise-os com antecedência para que possam organizar o lugar e deixá-lo mais apresentável.

Ajude o cliente a projetar

Olhar um imóvel vazio pode não produzir a sensação de lar ideal que procuramos em uma casa. Por isso, analise os cômodos e sugira posições para móveis e até cores para a decoração. Existem aplicativos que “colorem” virtualmente as paredes, simulam móveis e até mesmo indicam a orientação da luz solar no local. Assim você pode ajudar o cliente a ver como o local poderia se tornar a casa dos seus sonhos.

Dicas de relacionamento

Além de analisar e estudar o imóvel, o corretor pode adotar algumas atitudes e formas de atender o cliente durante a visita e tornar isso o seu diferencial. O primeiro ponto é conhecer o consumidor, suas dores, anseios e o que ele procura em um novo lar.

O corretor também deve responder todas as dúvidas que surgirem e pode dar opiniões, desde que não invada a privacidade do cliente ou pareça íntimo demais. Após a visita, entre em contato com o consumidor para saber o que ele achou, quais pontos negativos e positivos do imóvel foram observados e como você pode ajudá-lo. Essa preocupação pós-visita traz maior segurança e empatia ao cliente.

Apresentar os imóveis à venda para potenciais clientes é um dos pontos mais importantes da negociação, pois é o momento ideal para cativar e conquistar o consumidor. Por isso, dedique-se a esse momento e tenha mais chances de vender ou alugar o imóvel. Tem mais dicas para mostrar os domicílios? Conte para a gente nos comentários!


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