Comprar um imóvel pode ser a realização de um sonho para muita gente. As condições de parcelamento ajudam muito quem não tem o valor total para comprar uma casa ou um apartamento à vista, mas é preciso conter suas dívidas durante o tempo do financiamento para não ter surpresas no final do mês.
O controle financeiro é de extrema importância para que você consiga quitar suas dívidas sem extrapolar o orçamento. No post de hoje, você vai conhecer algumas dicas importantes para economizar enquanto estiver quitando seu imóvel. Confira!
Cuidado com os gastos supérfluos
Muitas vezes, adquirimos hábitos de consumo ao longo do tempo que são dispensáveis, principalmente se esse valor pode fazer a diferença no seu orçamento. Aquele hábito de ir almoçar fora durante todo final de semana, por exemplo, ou exagerar nas compras pela internet, pode facilmente ser evitado com um pouco de planejamento.
Durante o financiamento, é preciso ter a consciência de que pequenos gastos, quando somados, podem afetar a renda e consumir parte do valor que seria destinado para o pagamento das parcelas.
Cumpra seu planejamento
Para fazer um compromisso financeiro, é preciso se planejar antes, certo? Por isso, você certamente sabe quanto pode gastar mensalmente com as contas fixas e tem um valor extra para o caso de emergências. O segredo para passar pelo financiamento sem ter surpresas é seguir o que você e sua família planejaram desde o início.
Faça uma planilha de gastos
Se você ainda não tem um controle financeiro, já é hora de fazer uma planilha e anotar seus gastos! Deixe as contas como internet, telefone, água, energia, escola das crianças, entre outras, como fixas de todo mês e anote tudo o que você comprar durante esse período. Não se esqueça de anotar até aquele cafezinho que você toma.
Ao observar seus gastos anotados, é possível ver para onde vai cada parte do seu dinheiro e fica mais fácil controlar seu orçamento. A partir dessa planilha, você pode ver o que pode cortar para economizar e guardar no seu fundo de reserva para emergências.
Tenha em mente a responsabilidade da dívida
Ao financiar uma casa ou um apartamento, você estará contraindo uma dívida de valor. Ou seja, é preciso estar com o pagamento em dia para que você não corra o risco de perder seu imóvel.
Tenha sempre essa dívida como prioridade nas suas contas e, assim que você obter o dinheiro do mês, destine, primeiramente, a verba do financiamento. Essa consciência também ajuda você e sua família a poupar mais e a entender a responsabilidade de um financiamento imobiliário.
Mantenha um fundo de reserva
Se você consegue passar pelo mês quitando todas as suas dívidas desse período, faça um esforço a mais para economizar e criar ou manter seu fundo de reserva com uma quantia razoável para suprir alguma emergência.
Um afastamento do trabalho, gastos extras com alguém doente na família ou qualquer outro imprevisto pode fazer você ter um gasto maior e essa reserva pode ajudar com que a dívida do apartamento não fique acumulada e, consequentemente, maior.
Para entrar em um financiamento imobiliário, é preciso ter muito foco e organização para cumprir tudo o que foi planejado antes de ele ser fechado. Poupar e se precaver de possíveis imprevistos é a chave para ter sucesso e conter suas dívidas, a fim de passar pelos anos de financiamento sem surpresas e conquistar o imóvel dos sonhos com sucesso e sem pagar mais juros por isso.
Se você gostou do texto de hoje e quer ter acesso a conteúdos como esse, assine nossa newsletter e receba nossas novidades por e-mail!
Mais Artigos...
- Como comprar um apartamento pode trazer estabilidade financeira
- Como declarar imóveis no IR?
- Entenda como funciona o financiamento de reforma de imóveis
- Varanda gourmet: o que pode conter em uma
- Mudar de casa: 9 dicas para ter sucesso
- Recém-casados: 5 motivos para comprar um imóvel e não morar com a sogra
- 5 itens para conferir na hora de comprar um apartamento novo
- 5 dicas para poupar e financiar um imóvel
- Valor para comprar imóvel novo usando o FGTS é elevado
- Conheça as 5 melhores dicas para escolher um apartamento Como escolher o melhor bairro para morar? Entenda aqui! Comprar imóvel sem entrada: é possível? 5 complicações que você enfrenta vivendo de aluguel