Limpar banheiro pode parecer uma tarefa nojenta, mas se feita com a frequência necessária, a higiene do ambiente será mantida. Os cuidados com essa parte da casa devem ser os mesmos independente da quantidade de moradores. O banheiro é com certeza um ambiente que os seus visitantes irão usar. Em um jantar, uma reunião entre amigos ou até mesmo entregar ou pegar uma encomenda, as perguntas são certeiras: “Onde fica o banheiro?” ou “Posso usar o seu banheiro rapidinho?”
Para evitar constrangimentos, nada como manter o local limpo e perfumado. Um banheiro arrumado é também reflexo da higiene dos donos da casa. Por ser um dos focos de sujeira e bactérias, o ideal é manter o local em ordem todos os dias, assim como a cozinha. Entre os cuidados básicos está jogar fora o lixo, enxugar o chão após o banho, e, claro, sempre dar descarga após o uso.
Limpar banheiro: o vaso sanitário
O que deve ser usado para limpar banheiro? Para começar, o local precisa ficar vazio. Objetos como escovas de dente, toalhas, papel higiênico, saboneteiras devem ser retirados. O banheiro deve ter o mínimo de coisas para que a faxina seja eficiente. Entre os utensílios que costumam ficar no ambiente, está a escova sanitária, que geralmente é guardada ao lado da privada. Até mesmo quem nunca fez faxina tem ideia de para que serve esse item.
Ela é usada na higienização da parte do banheiro que as pessoas acham a mais nojenta, a privada. Para que a limpeza seja eficiente, é preciso usar outros produtos com a escovinha. A higiene do vaso sanitário se divide em duas: a parte de fora e a de dentro. Antes de começar é necessário usar um par de luvas. Elas são importantes para proteger as mãos durante toda a faxina do ambiente.
Por fora, devem ser usados detergente ou álcool com uma esponja, inclusive no assento e na tampa. Internamente, a escovinha entra em ação com água sanitária ou desinfetante. Tem que esfregar bem para poder se livrar de fato das bactérias. Depois de uns cinco minutos com o produto agindo, dá para dar descarga e colocar detergente ou bloco sanitário que deixa um perfume agradável.
Box, ralo, pia e espelho
A parte que muitos consideram a pior já passou, mas o banheiro ainda tem muitos locais que ficam bem sujos. O box, por exemplo, junta mofo. Existem produtos no mercado específicos para remover o mofo. Juntos ao desinfetante, eles ajudam na higienização. Deixar o box aberto após o banho evita que ele mofe. O ralo também precisa de limpeza. É necessário tirar os cabelos que se acumulam para que não haja entupimento e, consequentemente, futuros problemas. Usando as luvas, é só abrir, retirar e jogar no lixo.
Menos do que o do box, o ralo da pia também acumula cabelos. Vale fazer a higiene dele também. Quanto à pia, uma esponja com água e sabão tira a sujeira. Bicarbonato de sódio ajuda nas sujeiras mais pesadas, aquelas que não saem de jeito nenhum. A limpeza também deve ser feita na torneira. A higienização do balcão dependerá do material de que ele é feito. Os de fórmica ficam limpinhos com sabão e cera. Já os de mármore, o álcool é uma opção além do sabão. Depois é necessário enxaguá-lo.
Acima da pia e do balcão costuma ficar o espelho do banheiro. Algumas vezes ele pode ter pequenas manchas, derivadas de pasta de dente ou outros produtos, como cremes para cabelo. Para retirar a sujeira, o ideal é cuidar do espelho pelo menos um dia na semana. Um pano limpo sem nada ou com álcool é o suficiente para limpezas simples.
Lavando o chão
Quem estiver fazendo uma faxina geral na casa, deve deixar o banheiro por último. Muitas vezes ele será usado para pegar materiais de limpeza, encher o balde de água ou despejar a que foi usada em outros ambientes e até mesmo torcer pano de chão, ou seja, o acesso será constante. Com a casa em ordem, dá para começar o banheiro.
É muito fácil gastar bastante água na hora de lavar o chão, principalmente para quem gosta de tomar banho ao mesmo tempo que faz a limpeza. Para evitar o desperdício, o ideal é cuidar do piso e das paredes sem deixar o chuveiro aberto. Sabão em pó e água são os produtos necessários para uma limpeza completa dessas partes do banheiro. Com tudo terminado é só tomar um banho e curtir a casa arrumadinha.
Como você limpa o seu banheiro? Compartilhe sua rotina de limpeza ou suas dúvidas sobre o assunto nos comentários!
Mais Artigos...
- Como investir em Fundos Imobiliários? Parte 2
- Reparo e conservação – Sofás
- Imóveis Minha Casa Minha Vida: qualquer um pode entrar no programa?
- Infográfico: facilidades e pontos Pokémon Go em 5 cidades do Brasil
- Planejando a mudança de casa com animal de estimação
- Passo a passo: como contratar um financiamento imobiliário?
- Como organizar cozinha: facilidades e cuidados
- Guia completo: Tudo o que você precisa saber sobre o Minha Casa Minha Vida
- Qual a diferença entre loft, flat, studio, kitnet e JK? Entenda!
- Como ter um filho sem atrapalhar o planejamento financeiro