Um assunto que tem frequentado nove entre dez rodas de conversas é a atual crise econômica que vivemos no país. No princípio, os argumentos eram de ansiedade e indecisão, mas, felizmente, as pessoas já começam a enxergar saídas e apresentam planos financeiros para enfrentar a situação com mais segurança.
De fato, essa pode ser uma excelente oportunidade para buscar novos hábitos financeiros que podem ajudar a não só atravessar essa fase difícil como também a sair dela melhor do que entrou. E cortar despesas desnecessárias pode significar o primeiro passo importante para a aquisição desses hábitos, que podem permitir, inclusive, que você faça uma economia suficiente para realizar o sonho de comprar o seu apartamento.
Neste post, vamos te ajudar a identificá-las. Confira!
Onde estão os gastos supérfluos?
É de grão em grão que a galinha enche o papo, lembra o famoso ditado. Da mesma forma, são os pequenos gastos que fazemos aqui e ali que, somados, podem significar um montante de peso no final do mês. Na alimentação, no vestuário, no uso do celular, enfim, em tudo o que fazemos no dia a dia podem se esconder custos que poderiam ser cortados sem alterar a sua qualidade de vida.
Para localizá-los, faça uma relação de tudo o que você gasta no mês e procure identificar onde estão as gordurinhas que precisam ser eliminadas. Veja alguns exemplos a seguir:
Supermercado
Dizem que as pessoas tendem a comprar mais se vão às compras de estômago vazio. Verdade ou não, não custa nada fazer um lanche antes de pegar o carrinho do supermercado. Além disso, preparar uma lista que contenha tudo aquilo que de fato você precisa e se ater a ela, evita que saia pegando as coisas aleatoriamente nas prateleiras, o que pode levar a compras impulsivas e desnecessárias.
Guarda-roupas
Tem gente que gastam boa parte de tudo o que ganha com roupas, mas é preciso ter cuidado para não comprar aquela peça maravilhosa que você vai usar só uma vez e nunca mais. Dê uma olhada no fundo do armário, pois lá podem estar escondidas boas surpresas, como uma bela calça de coleções passadas que voltou à moda, ou aquele casaco de que você nem se lembrava. Fazendo isso você evitará comprar o que não precisa e, de quebra, ainda poderá fazer uma bela limpeza no guarda-roupas — e quem sabe até fazer um bazar para se desfazer de algumas peças?
Celular
O ideal seria que o celular fosse utilizado somente para conversas essenciais. Para as outras, o velho telefone fixo continua sendo uma ótima alternativa. As empresas de telefonia fixa oferecem planos ilimitados, inclusive para DDD, para quem gosta ou precisa ficar horas a fio em uma ligação.
Além disso, você pode procurar um plano de celular que seja mais adequado ao seu perfil de consumo, inclusive de internet.
TV a cabo
Você ou sua família assistem mesmo a todos os canais contratados no seu pacote de TV? Será que um plano mais barato não atenderia bem à sua necessidade? Se a televisão é pouco assistida na sua casa, quem sabe somente os canais abertos, captados gratuitamente, não resolveriam? Talvez nesse item você possa fazer cortes importantes.
Água e energia elétrica
Economizar água e eletricidade é uma necessidade no mundo de hoje, não só pelo ponto de vista da economia, mas também pelo aspecto ambiental. Por isso, verifique vazamentos, não deixe lâmpadas acesas sem necessidade e corte qualquer desperdício!
Carro
Manter o carro em dia, bem regulado, evita surpresas com defeitos que podem ser dispendiosos. Além disso, um carro sempre em ordem consome menos combustível, gasta menos pneus e pode ser mantido por muito mais tempo em ótimas condições de uso.
Viagens e lazer
Claro que fazer viagens de férias e sair com a família de vez em quando não são itens supérfluos, que devam ser cortados. Pelo contrário, a vida precisa desses momentos! Porém, planejá-los melhor permitirá que você prepare um orçamento e evite cortes excessivos e desnecessários.
Fazendo um bom planejamento e cuidando bem das suas finanças, você consegue construir pouco a pouco o caminho rumo à compra do apê dos seus sonhos!
Você tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe aqui o seu comentário e aproveite para assinar nossa newsletter!
Mais Artigos...
- Aumento do aluguel: como negociar com o locatário?
- Sistema de Bandeiras Tarifárias: por que a conta de energia fica mais cara?
- O que síndico e moradores podem ou não podem nos condomínios.
- 7 dicas de como alugar apartamentos para dividir em SP
- Opções de financiamento além da Caixa
- 2016 será um bom ano para a compra de imóveis?
- 4 atitudes que te impedem de conquistar a casa própria
- Como saber se o corretor de imóveis é de confiança
- Como decorar um lavabo para parecer maior?
- Tire suas dúvidas sobre declaração de imóveis no IR