Para alcançar um objetivo que dependa de suas economias, você deve ter um controle financeiro impecável. É preciso ter controle do presente para poder alcançar seus sonhos no futuro – seja a compra de uma casa ou um apartamento, um carro, viagem pelo mundo, entre outros desejos que estão nos planos de muita gente.
Como na maioria das situações é difícil ter um aumento de renda significativo, um caminho alternativo é fazer as “sobras” do mês serem maiores. Para isso, alguns custos devem ser cortados.
Agora, surge a terceira pergunta: o que economizar? Para isso, é necessário dispor de ferramentas que orientem o gerenciamento de dinheiro para ter total controle sobre ele. Abaixo indicamos alguns aplicativos que facilitarão a sua vida para isso!
Finance
Ideal para controlar despesas, seja em supermercados, farmácias, postos de combustíveis, ele funciona como uma ampla agenda onde você deverá inserir informações de compra, como o dia em que ocorreu, quanto custou e o que foi adquirido.
O Finance também possui a opção do leitor de código de barras. No caso das receitas, ou seja, o que entrou na sua conta, é possível incluir os valores que recebe. Dessa forma, conseguirá saber de forma instantânea o que você tem disponível.
Disponível para: Android e iOS.
Moni
Similar ao Finance, o Moni é um aplicativo que também exige que o usuário cadastre as receitas e as despesas. A diferença dele, no entanto, está na possibilidade do usuário acrescentarobservações sobre as despesas que está realizando. Parece besteira, mas é uma ótima forma de pensar duas ou três vezes sobre o gasto que está realizando, pois o usuário terá, a todo momento, que prestar contas para si mesmo.
Disponível para: Android e iOS.
GuiaBolso
O GuiaBolso é um dos mais famosos aplicativos de gestão de finanças e controle pessoal. Diferentemente dos já citados, ele pode ser instalado no computador. Outro diferencial é a possibilidade de poder colocar dados da conta bancária, pois ele integra essas informações ao app para realizar o gerenciamento das finanças.
Mas não se desespere quanto à segurança disso: o GuiaBolso também possui módulos de proteção e não permite movimentações na conta bancária.
Disponível para: PC, Android e iOS.
Organizze
Se estiver sem acesso à internet, voltará a ser um gastador compulsivo, jogando no lixo todo um trabalho realizado para alcançar um sonho? Sem drama: há uma saída! O Organizzefunciona mesmo que esteja offline. De forma bem simples, o interessado consegue inserir todas as despesas no aplicativo e continua usando-o em qualquer lugar. Quando fica online, as mudanças realizadas são sincronizadas rapidamente.
Disponível para: Android e iOS.
Controle Financeiro Mobills
Este aplicativo permite classificar gastos em categorias para serem facilmente visualizados, e integrar diversos cartões de crédito. Ele também gera gráficos com base nos dados informados de entrada e saída de recursos. Para ajudar ainda mais, ele pode emitir alertas por notificação ou por e-mail para lembrar de pagar contas.
Disponível para: Android e iOS.
BoaLista
Entre as despesas que mais consomem os ganhos mensais estão as compras de supermercado. Muitas vezes, os preços de um estabelecimento podem estar mais elevados que em outro – assim, o valor total da compra fica maior do que poderia ser.
O BoaLista permite fazer uma “lista de compras”, com itens que podem ser riscados em tempo real enquanto você os pega das prateleiras. Além disso, vem a melhor parte: ele compara preços de uma mesma mercadoria em mercados próximos a você, e mostra as ofertas. Ele também guarda históricos de compras e os valores pagos nos produtos anteriormente.
Você já realiza um controle financeiro? Tem alguma dúvida? Comente!
Mais Artigos...
- Casas para alugar na Mooca são garantia de descontração
- Como se preparar para um financiamento imobiliário?
- Apartamento financiado: 5 dicas para otimizar as finanças
- Como investir em Fundos Imobiliários? Parte 2
- Imóvel barato: 6 formas de achar um que caiba no seu bolso
- Varanda gourmet: o que pode conter em uma
- Respondemos as 11 dúvidas mais comuns do Minha Casa, Minha Vida
- Caixa volta a negociar crédito imobiliário do pró-cotista FGTS
- 5 dicas para você sair do vermelho e comprar seu imóvel em 2018
- 11 cuidados na hora de comprar um apartamento na planta